Prefeito Gilberto busca mais recursos para o Hospital Regional

• 5 de Maio de 2011

O Hospital Regional de Nova Andradina, com apenas quatro meses de funcionamento, está atendendo o Vale do Ivinhema, com 66 leitos, 137 funcionários e 35 médicos, com média de 4,8 mil atendimentos por mês.
        De acordo com o Diretor Presidente da Fundação de Saúde, mantenedora do Hospital Regional Dr. Francisco Dantas Maniçoba, a meta é alcançar 100 leitos, mas para isto são necessários mais recursos oriundos do Governo do Estado.
        A Prefeitura vem cobrindo o déficit que o Hospital apresenta, uma vez que os valores acordados já estão defasados. Para o Prefeito Gilberto Garcia, embora a satisfação por ver uma obra que esteve paralisada por mais de 20, em franca atividade, atendendo famílias que antes tinham que deslocar seus pacientes para outros centros de atendimento, porém, as dificuldades precisam ser encaradas de frente “e manter um hospital do porte do Regional, exige muita determinação do Governo Municipal”, frisou ele.
         O Governo do Estado, parceiro de Nova Andradina em tantas obras, conveniou com a Fundação e repassa verbas mensais, assim como o Governo Federal e os municípios atendidos pelo Regional.
        Todavia, como os atendimentos vem se somando mês a mês, batendo recordes, e “não há como não atender quem precisa dos serviços de saúde emergenciais e urgentes”, conforme explica Norberto, é necessário que reajustar também estes repasses.
        Para enfrentar o problema, o Prefeito Gilberto Garcia, acompanhado do Secretário de Saúde de Nova Andradina, Tito José; do Vereador Glauco e do Diretor-Presidente Norberto, buscaram o apoio da Deputada Dione Hashioka, e juntos foram até à Secretária Beatriz Dobashi, titular da Saúde estadual, neste dia 4, em Campo Grande.
        Outro assunto em pauta, foi a reivindicação para que a Secretária atue junto aos órgãos competentes, a fim de que seja implantada em Nova Andradina, uma faculdade de Medicina, para que os acadêmicos possam atuar no Regional, em estágios, incluindo a realização de cirurgias eletivas.
        A Secretária disse que estará discutindo com o Governador André Puccinelli, na próxima semana, todas estas reivindicações e posteriormente dará uma resposta para a Deputada Dione.
        Por sua vez, a Deputada aproveitou para, juntamente com o Prefeito cobrar ações visando a contratação do médico legista para Nova Andradina, o funcionamento do Hemonúcleo e outros pedidos formulados pelo Secretário Tito José, “para ampliar as metas de atendimento à nossa população”, explicou Tito.
        De acordo com a Deputada Dione, a Sra. Beatriz Dobashi informou que novos equipamentos hospitalares adquiridos pelo Governo do Estado deverão ser entregues para Nova Andradina. Apesar de funcionar há apenas quatro meses, há a necessidade de reparos e ampliação no sistema elétrico e fornecimento de energia elétrica. Uma nova sala deverá ser construída no Centro de Especialidades Médicas (CEM), para abrigar mais um aparelho de Raio X.
        E segundo o Prefeito Gilberto, outra solicitação que será atendida pelo Governo é a implantação do Laboratório Municipal que deverá atender, além do Município, o Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba e cidades da região.
        O Prefeito vai aguardar o repasse das informações, pela Secretária Dobashi, tão logo ela tenha mantido a audiência com o Governador André Puccinelli “que não tem negado ajuda e apoio à Nova Andradina, em todas as questões que são levadas ao seu conhecimento”, finalizou Gilberto.