Ouvidoria do Hospital Regional participa de oficina do SUS para fortalecer escuta e transparência na gestão pública
15 de Outubro de 2025
Ouvidoria do Hospital Regional participa de oficina do SUS para fortalecer escuta e transparência na gestão pública
Evento reuniu representantes dos estados do Centro-Oeste para discutir a implantação e o aprimoramento das ouvidorias do Sistema Único de Saúde.
A Ouvidoria do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul participou, no início de outubro, da Oficina Regional Centro-Oeste sobre Implantação e Implementação de Ouvidorias do SUS, um encontro que reuniu ouvidores e gestores de saúde dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.
Promovido com o objetivo de fortalecer a participação social no SUS e aprimorar as práticas de escuta qualificada, mediação de conflitos e transparência na gestão pública, o evento se consolidou como um espaço colaborativo de diálogo e troca de experiências entre os participantes.
De Mato Grosso do Sul, 18 ouvidores foram convidados, entre eles a representante do Hospital Regional. Durante a programação, foram debatidos temas centrais como a importância de uma ouvidoria ativa, participativa e transparente, alinhada aos princípios da democracia, humanização e controle social no serviço público.
O encontro também destacou o papel e as responsabilidades dos diferentes entes federativos — federal, estadual, municipal e regional — na estruturação e funcionamento das ouvidorias do SUS.
A oficina contou com palestras e apresentações de projetos de sucesso conduzidas por especialistas da Fiocruz – Escola Nacional de Saúde Pública, com destaque para as participações de Rosa Maria Pinheiro Souza e Luciana Pacífico Rangel, coordenadora de Transparência e Acesso à Informação do Núcleo de Ouvidoria Geral do SUS.
A participação da Ouvidoria do Hospital Regional ocorreu a convite da Ouvidora Estadual de Mato Grosso do Sul, Ana Cláudia Cubilha, reconhecida pelo trabalho de consolidação de políticas públicas voltadas à escuta qualificada e à valorização da participação cidadã no estado.
Foram dois dias de atividades intensas, aprendizado e integração, que reforçaram o compromisso dos profissionais com os princípios do Sistema Único de Saúde.
A experiência contribuiu para o fortalecimento das práticas da Ouvidoria do Hospital Regional, reafirmando seu papel como instrumento essencial de diálogo entre o cidadão e a gestão pública, em busca de um atendimento cada vez mais humanizado, transparente e democrático