Nota de esclarecimento

• 13 de Dezembro de 2023

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Direção do Hospital Regional de Nova Andradina/MS (FunsauNA) lamenta profundamente a morte da criança José Guilherme Santana Maracci e reforça que a equipe médica não mediu esforços enquanto esteve em nossas dependências, inclusive encaminhando a criança para um centro especializado. Informamos ainda que em analise ao caso, não foi evidenciado nenhuma prática indicativa de negligência, imperícia ou imprudência. Após avaliação dos dados registrados em prontuário médico, por todos os profissionais envolvidos, observou-se que o atendimento foi realizado com atenção e zelo vejamos:

- Criança deu entrada em 08.12.23 as 13:30 horas alegando queixa de dor no punho; criança tratada conforme queixa e liberada;

- Criança deu entrada em 09.12.23 as 23:46 horas proveniente do posto médico de Batayporã (PAM) com dor articular e vômito + queixa de dor no punho e tornozelo; criança medicada, exames de sangue solicitado (amilase, creatinina, dosagem de uréia, hemograma, cpr, potássio, sódio, tgo e tgp); novos exames devido a piora do quadro as 03:00 horas (gasometria arterial); pedido de vaga ao CORE - 03:23 horas; vaga aceita as 03:54 horas; preparo da transferência; criança transferida as 05:30 horas para Dourados/MS - Hospital Universitário/pediatria;

Ressaltamos que todo atendimento necessário foi realizado e apontar erro por parte da Funsau-NA e equipe médica neste momento é no mínimo precoce e irresponsável.

Diante da situação, a direção e toda equipe do hospital manifesta seu imenso pesar e solidariedade à família, por acreditar que nada vai sanar a ferida deixada por perda tão súbita e inexplicável.

Agradecendo pela atenção, segue informações, colocando esta instituição à disposição para quaisquer outros esclarecimentos perante a justiça ou órgão fiscalizador.

Nota de esclarecimento