Hospital Regional retoma as atividades oftalmológicas que resultam em 370 consultas no mês de março.

• 1 de Abril de 2022

A pandemia da Covid-19 afetou de forma significativa o número de consultas e cirurgias relacionadas à visão no âmbito Sistema Único de Saúde (SUS). Fato ocorrido devido aos adiamentos que tiveram de ser feitos durante o período de isolamento e distanciamento social.

“Agora, a retomada gradual das atividades em decorrência da desaceleração da pandemia com a vacinação permitiu retomar o trabalho começando pela demanda reprimida”, analisa o médico oftalmologista responsável, Dr. Rogério Matheus de Moraes Junior.

Em meio a esse processo de retorno, que ainda exige cuidados, o Hospital Regional de Nova Andradina recorre ao cumprimento rígido de protocolos que proporcionem ao paciente a experiência mais adequada possível.

No período do mês de março foram realizadas 370 consultas oftalmológicas, número significativo para a demanda de espera que está desde o início da pandemia, dentre as consultas seguem alguns diagnósticos realizados: 99 cataratas, 43 pterígios, 17 opacidades de cápsula posterior, 13 dermatocálases, 6 retinopatias, 3 exotropias, 2 glaucomas, 2 phthisis bulbi, 2 opacidades corneanas, 1 ptose palpebral, 1 cisto palpebral e 1 conjuntivite alérgica

Dr. Norberto Fabri Junior, diretor geral do Hospital Regional, avalia que “a saúde brasileira tem um grande desafio pela frente para recuperar os índices de cobertura assistencial na rede pública que existiam antes da pandemia”. E finaliza que os oftalmologistas estão dispostos a contribuir para agilizar o atendimento aos nossos munícipes.