Doutores da Alegria chegam a Nova Andradina

• 18 de Maio de 2011

Ao inaugurar, neste dia 15 de maio, o Projeto Doutores da Alegria, em Nova Andradina, o Presidente da Fundação Serviços de Saúde de Nova Andradina, mantenedora do Hospital Regional, Dr. Norberto Fabri, disse da sua alegria por poder introduzir este método de atendimento.
        A inauguração do Projeto aconteceu neste dia 15, às 14h30, coordenado por Ana Kelli Pereira Clemente, do Setor de Serviço Social.
        A composição da equipe de voluntários é composta pelos profissionais Luciano de Oliveira Formagio, Ingrid Mayara Tomaz de Freitas, Thiago Santos Galdino, Thaís Fernanda Alberto Olsen, Ariane Priscila Antonio de Alcantra, Larissa Fernanda Ferreira Garcia, Renan Thiago de Paula da Silva e Ruan Marchello Basso de Souza.
         Informando que o Serviço Social atua no campo das políticas sociais com o objetivo de viabilizar o acesso aos direitos da população e o exercício da cidadania, Kelli diz que no Hospital Regional, as equipes buscam orientar indivíduos e grupos, auxiliando na identificação de recursos que favoreçam o processo de tratamento do paciente, democratizando informações e o acesso aos programas públicos e institucionais, de forma humanizada.
        A internação hospitalar em si, representa uma ruptura com o ambiente familiar, escolar e afetivo, desencadeando aspectos emocionais como o medo, ansiedade, choro, solidão, estresse e depressão, que interferem negativamente no processo de cura. “Nossa proposta é que se considere o fator emocional como significativo na recuperação da saúde, desenvolvendo-se atividades onde se contemple mais a humanização no atendimento e na hospitalização,” diz Kelli. Os    “Doutores da Alegria” é um projeto semelhante ao já existente em grandes centros, que terá uma hora de apresentação, sendo que os encontros serão realizados aos domingos no Hospital Regional Dr. Francisco Dantas Maniçoba, das 14h30 às 15h30 em todos os setores do Hospital, por uma equipe de 08 participantes. Vindo com uma nova proposta de integração da cultura e da saúde, contribuindo para a melhoria do atendimento e da qualidade das relações da área de saúde, pacientes, acompanhantes e visitantes, pensando o hospital envolvido como espaço não somente de cuidado, mas de promoção à saúde”, conclui Kelli, informando ainda que os pacientes adoraram a primeira apresentação e que promete um novo ciclo no sistema de atendimento do HR. O Projeto tem como característica fundamental a terapia utilizando o riso e alegria.