Comissão de Humanização do Hospital Regional realiza ações para a promoção da saúde e qualidade de vida na instituição

• 3 de Dezembro de 2021

A Política Nacional de Humanização (PNH), lançada em 2003, busca efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A Comissão de Humanização do Hospital Regional busca acompanhar todos os processos que implicam a valorização de todos os envolvidos sendo implantada no ano de 2015.

Dentre os trabalhos realizados estão: homenagens aos profissionais do mês; lembrança aos aniversariantes; brinde da ginástica laboral; conscientização de diversos temas importantes abordados em forma de painel ilustrativo; decoração do ambiente hospitalar em datas comemorativa; pequenas festivas e visitas nos setores; registro dos treinamentos e reuniões da Educação Permanente e projetos com instituições de ensino.

Em reunião do último dia 16 a Comissão decidiu pela retomada dos projetos com instituições de ensino: Projeto Acolhimento em parceria com o Colégio Cenar, que busca acolher o usuário na porta de entrada do hospital e conta com o trabalho voluntário dos alunos do curso técnico de enfermagem; O Projeto Voluntário Pedagógico em parceria com a Instituição de Ensino FINAN/UNIESP, que conta o trabalho voluntário dos alunos do curso de pedagogia.

A Comissão de Humanização do Hospital Regional, coordenada pela Fisioterapeuta Núbia Satel responsável pela organização junto à Diretoria Geral, conta com 56 participantes ativos que atuam nos trabalhos sugeridos durante todo o ano.

“Nosso objetivo é promover a autonomia, a participação e a corresponsabilidade de todos os envolvidos na área da saúde. Acreditamos que, fortalecendo e apoiando os projetos de humanização, e valorizando e cuidando dos trabalhadores com ações voltadas para a promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho, será possível construirmos uma assistência, cada vez mais, qualificada e humanizada.” – finaliza a coordenadora Fisio. Núbia Satel.