Cardiologista assume diretoria clínica do Hospital Regional

• 5 de Abril de 2011

Dr. Nilton Octaviano, renomado cardiologista vindo de Itapetininga/SP, é o novo diretor clínico do Hospital Regional de Nova Andradina. Há cerca de duas semanas assumiu o cargo, com a proposta de otimizar o atendimento e ampliar os serviços oferecidos pelo Hospital Regional. “Vamos trabalhar da melhor forma possível com o dinheiro público, gerenciando como se fosse uma grande empresa”, propõe.
        O médico foi recebido no gabinete do prefeito Gilberto Garcia, na semana passada, quando falou de suas metas de trabalho e sobre o funcionamento do Hospital Regional, bem como as prioridades. “Temos um fluxo de atendimento bom, os pacientes procuram a unidade espontaneamente, quando analisamos cada caso. A prioridade de atendimento são os casos graves, além das urgências e emergências, que são a finalidade do Hospital Regional”, expõe Dr. Nilton.
        Um dos principais problemas apontados pelo Dr. Nilton no Hospital Regional é que a população tem procurado o hospital nos casos em que poderiam ser atendidos nas unidades de atenção básica, o que traz prejuízos para os usuários, para o Hospital Regional e também para a cidade. “Cerca de 20% do total dos atendimentos, realizamos para pacientes que não deveriam estar no Hospital Regional, mas sim nas unidades básicas, onde teriam seus problemas plenamente resolvidos”, esclarece, citando alguns casos, como pacientes que não estão classificados em nenhum tipo de urgência ou emergência, buscando receitas de medicamentos de uso contínuo ou de uso controlado, laudos para encaminhar à perícia no INSS, pacientes sem gravidade, com gripes, infecção de garganta, diarreia fraca, entre outros casos. “O Hospital Regional deve ser utilizado por pacientes que realmente necessitem, com risco imediato à vida. É preciso que a população tenha consciência e saiba quando deve procurar o atendimento no Hospital Regional”, declara.
        Entre as ações que começam a ser desenvolvidas, está um trabalho de sensibilização e divulgação em massa sobre o atendimento da saúde, para que a população seja esclarecida de onde e como deve procurar cada uma das unidades de saúde de Nova Andradina. “Iremos participar dos Hiperdia (programa desenvolvido para hipertensos), realizando palestras de conscientização. Estas são algumas das ações imediatas”, expõe Dr. Nilton, esclarecendo que em breve, os pacientes que não fazem parte dos casos de urgência ou emergência não serão mais atendidos no Hospital Regional. “Temos respaldo da Secretaria de Estado de Saúde, e também estaremos oferecendo informações ou até auxiliando no agendamento de consultas, para que este paciente seja acolhido no local adequado”, esclarece. “Se pudermos otimizar o nossos recursos, poderemos adquirir novos equipamentos, e quem ganha com isso é a população. Contamos com a colaboração de todos”, conclui.

CARREIRA – Dr. Nilton Octaviano é formado em Medicina pela Universidade São Francisco, de Bragança Paulista/SP, fez Clínica Médica na própria faculdade, e depois fez Cardiologia no Instituto “Dante Pazzanese” de Cardiologia (IDPC), com a equipe do professor Adib Jatene. Após este período, atuou com Adib Jatene no Hospital do Coração. Chefiou o Hospital Santa Marina, um dos grandes centros de cirurgia cardíaca do País, coordenando a Clínica Médica e a UTI coronariana. Também foi consultor de uma empresa americana de equipamentos médicos, trabalhou na Ford Motor Company, onde desenvolveu seu potencial de chefiar empresas, trabalhar com público, ideal para trabalhar na diretoria do porte do Hospital Regional. Então foi para o interior de São Paulo, onde foi administrador do Hospital Regional de Itapetininga, com porte e orçamento muito superior ao HR de Nova Andradina, mas com realidade bastante parecida, conforme explicou Dr. Nilton Octaviano.