Hospital Regional de Nova Andradina promove ciclo de palestras sobre violência contra a mulher

  • 29 de Agosto de 2025
Saúde

Hospital Regional de Nova Andradina promove ciclo de palestras sobre violência contra a mulher

Cb image default
Divulgação

Hospital Regional de Nova Andradina promove ciclo de palestras sobre violência contra a mulher

Nesta última semana de agosto, o Hospital Regional de Nova Andradina promoveu um importante ciclo de palestras voltado aos seus colaboradores, em alusão à campanha Agosto Lilás, que reforça a luta pelo fim da violência contra a mulher.


Foram quatro encontros realizados ao longo de dois dias, com o objetivo de conscientizar, orientar e fortalecer o papel dos profissionais de saúde como agentes de escuta, acolhimento e apoio às vítimas.


Durante as palestras, os participantes puderam refletir sobre:


• Os diferentes tipos de violência que afetam mulheres todos os dias;

• Os sinais de alerta que podem indicar uma situação de abuso ou agressão;

• A importância do acolhimento humanizado no ambiente hospitalar;

• E os canais de denúncia disponíveis, como o Disque 180 e a rede de apoio local.


Mais do que repassar informações, os encontros buscaram sensibilizar cada colaborador sobre a importância do olhar atento, da escuta sem julgamento e da atuação ética e empática diante de casos de violência.


“Não é apenas sobre reconhecer a violência, é sobre saber agir com sensibilidade e responsabilidade quando ela se apresenta. O hospital pode ser o primeiro espaço seguro que essa mulher encontra”, destacou Tatiane Negri – Diretora de Atenção a Saúde.


A iniciativa faz parte das ações educativas do hospital, que reconhece que o combate à violência contra a mulher também passa pelos corredores da saúde. Ao promover informação e diálogo, a instituição reafirma seu compromisso com uma atuação mais humana, consciente e acolhedora.


A ação reforça que a luta contra a violência é uma responsabilidade coletiva e que cada atitude de cuidado, escuta e orientação pode transformar vidas. Este momento de aprendizado e reflexão reafirma que a instituição está cada vez mais comprometida com o respeito, a equidade e a proteção às mulheres.


O Hospital Regional de Nova Andradina agradece especialmente à equipe de Assistência Social, psicologia e a todos os colaboradores e apoiadores envolvidos nessa causa tão necessária. Seu empenho, dedicação e sensibilidade fizeram a diferença para que este ciclo de palestras se tornasse um espaço real de acolhimento e transformação.